Pular para o conteúdo

Venda de Precatórios

Abaixo faremos uma breve explanação de quem somos e os cuidados que o credor de um precatório judicial precisa ter, para que possa negociar o seu crédito com segurança.

O portal www.e-precatorios.com.br  surgiu em 2006 diante de uma crescente demanda no mercado brasileiro por precatórios judiciais e direitos  creditórios. 

Nesses 13 anos já fizemos mais 700 cessões de crédito em todo o território nacional, todas com um feedback positivo de nossos clientes.

Antes de negociar o seu precatório judicial no mercado, tome alguns cuidados:

  • Busque no mercado uma empresa com boas referências – este é o primeiro passo para uma negociação bem sucedida, peça por referências de operações já realizadas.
  • Busque por empresas que tenham capital próprio para aquisição do seu precatório judicial – um ponto muito importante a ser checado é se a empresa que com você está negociando ou pretende negociar é realmente uma compradora de precatórios ou uma empresa que faz somente a intermediação, o que são coisas bem distintas, a empresa que compra precatórios como a www.e-precatorios.com.br entre outras, tem total autonomia sobre os processos (analise, minutas, marcação da cessão e pagamentos) porém as que intermediam acabam perdendo esta autonomia uma vez que dependem de recursos de terceiros para qualquer ação que venham a tomar.
  • Tenha ciência sobre as informações do seu precatório judicial – para que você possa negociar o seu precatório algumas informações sobre o crédito são necessárias, tais como: natureza (alimentar ou comum) – origem (federal – estadual ou municipal), bem como a numeração do precatório e se existem também honorários contratados a serem pagos ao seu Advogado. Estas são informações básicas mas essenciais para a apresentação do seu precatório judicial.
  • Análise processual – todas as empresas sérias que compram precatórios precisam analisar o crédito que irá ser cedido para garantir a sua higidez. A análise por algumas vezes depende de alguns detalhes pois os autos podem se encontrar indisponíveis por alguma razão como: carga para o Advogado, arquivamento da ação, segredo de justiça dentre outros o que pode tornar a análise um pouco mais demorada.
    Em contrapartida com o processo de modernização que passam os tribunais, principalmente os Federais muitos processos já se encontram digitalizados facilitando em muito a análise processual das empresas compradoras.
  • % de deságio ofertado pela aquisição do seu precatório judicial – a antecipação do recebimento do seu precatório sobre um deságio, uma vez que existe um atraso do pagamento feito pela a Fazenda Pública. Procure no mercado por empresas que demonstrem de forma clara o valor atualizado do seu precatório, busque um percentual reduzido de deságio para a venda do seu precatório.
  • A cessão de crédito do seu precatório judicial – após todas as tratativas comercias e aceita a proposta de compra do seu precatório o próximo passo é fazer a transferência da titularidade. Estra transferência de titularidade se dá através de uma Escritura Pública de Cessão de Créditos, lavrada em Cartório de Notas competente para tal ato, garantindo segurança para ambas as partes (cedente = quem esta vendendo o precatório) e (cessionário = quem esta adquirindo o precatório). Em caso de dúvidas, contrate um Advogado para lhe acompanhar nesta operação de cessão de crédito.
  • Pagamento – não aceite em hipótese nenhuma pagamento posterior a cessão de crédito do seu precatório, temos como regra principal o pagamento no ato da assinatura da Escritura Pública de Cessão de Créditos, feito através de TED bancário em nome do cedente (quem esta vendendo o precatório), ou seja, o pagamento é realizado no ato da venda, dentro do Cartório de Notas.

Assim, tentamos de forma didática demonstrar as fases comerciais necessárias para a antecipação do recebimento do seu precatório judicial.

Se deseja receber uma proposta nossa para aquisição do seu precatório, entre em contato conosco

×